Integra a circulação literária da Bahia a oficina “Escrita Orgânica: do silenciamento à criação poética”, que, assim como a performance "Céu em Si" , será realizada no Centro de Cultura Adonias Filho. A oficina beneficia mulheres cis e trans e demais pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ que se interessam por poesia. Para Daniela é uma satisfação estar com a Circulação na cidade natal: “Estamos entrando na etapa final das apresentações que contam com apoio do Edital Circulações Literárias da Bahia (Funceb). Tem sido uma experiência incrível, pois a partir desse fomento conseguimos chegar a Fortaleza, Recife, além de inserir Itabuna no panorama da circulação nacional de Céu em Si. Pela primeira vez a performance será apresentada na minha cidade natal, Itabuna, após três anos da estreia. As expectativas são as melhores”
"A oficina Escrita orgânica e consagração do instante: do silenciamento à criação poética trata da escrita orgânica ou visceral como sobrevivência às opressões (conforme Gloria Anzaldúa em sua “Carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo”). A partir da abordagem de temas como transgressões de linguagem, o direito à literatura e escrita de mulheres como espaço enunciativo dissidente será enfatizado o poder de reinscrição poética ao longo do tempo. Nesses termos, a escrita poética será considerada como campo produtivo de resistências nas suas possibilidades de transformação dos imaginários de dominação. Investindo numa metodologia colaborativa haverá momentos de criação e socialização de poemas, primando pelas diversas formas expressivas das pessoas participantes do workshop em suas representações sensíveis do cotidiano. Os exercícios de escrita serão propostos a partir do diálogo com fragmentos de vídeo-performances artísticas em que os elementos audiovisuais evidenciam resistência às forças opressoras que impõem limites às existências dos sujeitos. Os fragmentos audiovisuais (com duração de até 04 minutos) serão disponibilizados para acesso prévio das/os participantes. No momento de produção o público será desafiado a elencar e acolher a potência de palavras emblemáticas que, conectadas com a simbologia das imagens audiovisuais, irão guiar o percurso da escrita criativa".
Sobre Daniela Galdino:
"Poeta, quase sempre performer, às vezes produtora cultural. Nascida em terras grapiúnas (Itabuna – BA), costuma espalhar-se pelo mundo. É Docente da UNEB onde atua na área de literatura e desenvolve projetos de formação em artes integradas. Graduada em Letras pela UESC, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA. Percorre diversos eventos como escritora e performer e estabelece parcerias com artistas para fortalecer os diálogos entre poesia, música e audiovisual. Em 2016 foi selecionada para compor as publicações do Mapa da Palavra-Ba (Funceb). Organizou o livro “Profundanças: antologia literária e fotográfica” (Voo Audiovisual, 2014). Em 2013 participou, como escritora e performer, de eventos acadêmicos e literários na Alemanha. Integra a antologia trilíngue “Autores Baianos: um panorama” organizada pela SECULT-BA para divulgar a literatura baiana em diversos países. Publicou o livro Inúmera (Mondrongo, 1ª edição: 2011, 2ª edição: 2013). Em 2009 e 2010 participou da 1ª e 2ª edições da antologia “Diálogos: panorama da nova poesia grapiúna” (Editus/Via Litterarum). Em 2005 publicou “Vinte poemas CaleiDORcópicos” (Via Litterarum).
O projeto Céu em Si (Circulação Poética) foi aprovado no Edital Circulações Literárias da Bahia e conta com apoio financeiro da Fundação Cultural da Bahia.
O que? Oficina “Escrita Orgânica: do silenciamento à criação poética”, com Daniela Galdino
Onde? Centro de Cultura Adonias Filho |
Quando? 22/03
Horário? 14h
Link para inscrições:
Mais informações:
https://vooaudiovisual.com.br/circulacao-ceu-em-si-chega-a-itabuna-com-performance-e-oficina-gratuita/