foto: Alécio César
Família de artistas comemora dez anos da companhia Pequeno Teatro do Mundo viajando pelo país com circo de marionetes idosas.
Conhecido por montar óperas utilizando marionetes de fio, o grupo traz à cena o tema do envelhecimento dos artistas circenses com uma história sensível e poética e circula com o espetáculo “Grande Circo Grandevo” por 10 estados do país em 2025, por meio do Programa Transpetro em Movimento.
A magia das marionetes chegou como mais um filho na família de Fábio e Fabiana. Artistas da cena há três décadas, eles encontraram nos bonecos uma forma de fazer arte juntando toda a família. Ela, atriz, e ele, iluminador de espetáculos, se tornaram marionetistas para, junto com sua filha Kim Retti, levarem esta arte para vários cantos do país.
A ideia de realizar espetáculos de óperas com as marionetes foi o ponto de partida para a criação da companhia “Pequeno Teatro do Mundo”. Nesses dez anos se notabilizaram, tornando-se referência como marionetistas. Criaram seis espetáculos, sendo três deles óperas completas encenadas com as marionetes, com os quais participaram de grandes eventos como o Festival Amazonas de Ópera.
Para a comemoração dos dez anos da companhia eles estão numa grande circulação, por dez estados do país, com o espetáculo “Grande Circo Grandevo”. Na trama, carregada de poesia, uma trupe de artistas circenses idosos precisa se reinventar. Com uma vida rodeada por trapézios, cordas bambas, equilibrismos, malabarismos, eles se veem diante do desafio de criarem números mais condizentes com a realidade dos seus corpos. Assim, o que era limite se torna inspiração e eles buscam, de forma divertida, novos modos de encantar o público.
“Nos debruçamos sobre a questão dos preconceitos e estereótipos da velhice, principalmente em relação ao lado físico. Percebemos, por exemplo, que nossos corpos já não respondem tão bem quanto há dez anos, mas, ao mesmo tempo, nossa cabeça continua muito produtiva”, conta Fábio Retti.
Nesse contexto, o circo foi escolhido como plano de fundo por dois motivos: primeiro por ser uma linguagem extrema, que também exige uma superação física constante. E, segundo, pela própria paixão do coletivo por esse universo.
“Quando eu entro nesse ambiente, eu esqueço do mundo e começa um tempo mágico, do risco e da tensão. As emoções são exploradas à flor da pele. A gente fica ali torcendo e angustiado com os riscos. Por isso, os espetáculos são cativantes: eles têm esse desenho de emoções intensas. É uma experiência bem forte”, completa.
Depois pegar a estrada para realizar uma turnê nacional e já ter passado por Guararema-SP, Quissamã-RJ e São Mateus-ES o espetáculo chega a Itabuna-Ba.
Para realizar esta aventura o Pequeno Teatro do Mundo foi contemplado com o projeto “Grande Circo Grandevo – na estrada!” entre mais de mil e setecentos projetos no programa de patrocínios da Transpetro, o Transpetro em Movimento, que viabiliza estas ações.
Nessa nova parada teremos apresentações no Grupo Escolar Professor Everaldo Cardoso, no Abrigo São Francisco para pessoas idosas, teremos oficinas de manipulação de marionetes, cortejos, além de apresentações abertas ao público no CIEBTEC ,com participações especiais de artistas da cidade de Itabuna. Todas as ações serão gratuitas e contarão com recursos de acessibilidade. Sinopse
O espetáculo de teatro de marionetes de fio apresenta uma trupe de artistas circenses que esteve a vida toda entre trapézios, cordas bambas, equilibrismos, malabarismos e até no globo da morte. Agora que eles estão velhos, encontram o desafio de se reinventar e criar números com a realidade de seus corpos. O que era limite agora é inspiração e eles buscam, de forma divertida, novos modos de encantar o público e fazer ecoar o riso nas plateias.
Turnê
Projeto Grande Circo Grandevo – na estrada!, do Pequeno Teatro do Mundo – Programa Transpetro em Movimento
Data: 26 de abril de 2025
Cortejo e espetáculo - 18h- gratuito.
Local: Itabuna/BA - Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e tecnológico - CIEBTEC
Ingressos: Gratuito
Classificação: livre
Duração: 45 minutos
Acessibilidade: espaços acessíveis a cadeirantes, interpretação em língua de sinais e audiodescrição.
Sobre o Pequeno Teatro do Mundo
O Pequeno Teatro do Mundo é uma companhia de teatro de marionetes que, através de seus espetáculos, cria memórias afetivas em todos que cruzam seu caminho. Seus espetáculos sempre abordam temas sensíveis e são fonte de aprendizagem e inspiração.
A companhia tem cinco espetáculos em seu repertório que já circularam por todo o país, se apresentando em grandes teatros e importantes festivais, mas também em comunidades indígenas, ribeirinhas, quilombolas, asilos e escolas de grandes e pequenas cidades Brasil adentro.
Seu maior objetivo é levar a arte das marionetes para os mais diversos públicos, seja em grandes centros como nos lugares mais remotos, sempre garantindo a excelência e a qualidade técnica em qualquer lugar em que se apresenta.
Sobre o Programa Transpetro em Movimento
O Programa Transpetro em Movimento impacta positivamente quase 300 mil pessoas em 55 municípios brasileiros, em todas as regiões do país, e é uma parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério do Esporte, por meio da Lei Rouanet e da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Com capilaridade nacional, o primeiro edital público de patrocínio incentivado da Transpetro valoriza e promove a circulação de traços culturais brasileiros e a formação profissional, fortalecendo a diversidade e estimulando a inclusão de públicos minorizados ou em situação de vulnerabilidade. Mais de 80% dos projetos contemplados acontecem em comunidades tradicionais ou em áreas de periferia, com público prioritário formado em sua maioria por crianças e adolescentes.
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa @fabivbarbosa @fabio_retti
Marionetistas: Fábio Retti e Fabiana Vasconcelos Barbosa
Cenografia: Fábio Retti
Figurinos: Mila Reily
Cantores: Andreia Souza e Rodrigo Mercadante
Música Cortejo: Ruth Dalps
Direção de Produção: Martha Avelar (EmCartaz Empreendimentos Culturais) @_marthaavelar
Produtora Assistente: Ruth Dalps
Consultoria em Acessibilidade: Malu Silva (Centro Educacional de Idiomas Libras)
Acessibilidade em LIBRAS: Sara Pereira e Thaís Di Campos
Audiodescrição: Márcia Mascarenhas
Artistas convidados local (Itabuna): Camilla Nobre, Hans Muller, Mariana dos Santos
Material de Apoio Educativo: Amanda Leal
Assessoria Jurídica: Mário Pragmácio
Assessoria Contábil: Cume Contabilidade
Design e Identidade Visual: Alexandre Beraldo
Fotos: Alécio Cezar
Fotos local (Itabuna): Monik Garcia
Audiovisual local (Itabuna): Raone Calixto
Assessoria em Prestação de Contas: Ato Marketing
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio Comunicação
Gestão de Performance e Redes Sociais: Lead Performance
Participação afetiva: Kim Retti @kim_retti
Produção Local - Itabuna: Hans Muller e Alice Guedes.@guildacacildaoficial- Guilda Cacilda Composições Artísticas. Apoio local: Grupo Escolar Municipal Professor Everaldo Cardoso, Abrigo São Francisco, Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico de Itabuna, Rádio Estação Bahia, Cacau FM, Eric Thadeu, Rádio Boa Fm, Teatro Popular de Ilhéus.