O grupo Guilda Cacilda Composições Artísticas, desenvolveu o Bloco PalhaAssada, com o intuito de levar a cultura da Palhaçaria para o carnaval de Itabuna, curtir a folia e levar alegria, sendo o primeiro do tipo no Sul da Bahia. Esse é projeto surgiu em 2020, quando teve seu primeiro encontro na Casa Guilda, antiga sede do grupo, o evento foi aberto ao público e contou com apresentações musicais internacionais como a Banda Argentina "Los Viajantes" e muita diversão com os palhaços Girino Brejis e Ex-Fiapo, documentados na rede social do instagram no perfil @guildacacildaoficial. Garantindo a diversão de todas as idades, um final de semana depois do bloco PalhaAssada, a Guilda também promoveu um bailinho de carnaval para as crianças. Com oficina de acessórios e máscaras, pinturas carnavalescas, muitos jogos, diversão e o refrescante banho de mangueira. Infelizmente, com o advento da pandemia Covid-19 e a falta de fomento cultural, impossibilitou outras edições do bloco até o momento.
Em 2025, o PalhaAssada retorna com os palhaços e palhaças da Guilda: Motoquinha Vinte Volts, Jambaluida, Girino Brejis e Danone na comissão de frente dessa folia que trará diversão e muitas risadas para a Lavagem do Beco do Fuxico. Na avenida, ainda se espera um intercâmbio cultural, com o convite de outros palhaços e palhaças da cidade, da região e do público no geral com o intuito de agregar com as experiências e fascinar o público do evento.
A concentração do Bloco PalhaAssada acontecerá no sábado dia 22/02/2025, às 13h na Praça da Cadetral, com saída prevista para 13:15, os palhaços e palhaça convidam a comunidade para se juntar a eles, distribuindo narizes vermelhos, adereços carnavalescos, algumas guloseimas para os foliões e muita festa. Isso tudo ao som das músicas tradicionais de carnaval, como "Ô abre alas", de Chiquinha Gonzaga, "O canto da cidade", de Tote Gira e interpretada por Daniela Mercury; algumas cantorias autorais dos palhaços da Guilda e das músicas carnavalescas atuais.
O bloco PalhaAssada também fará uma homenagem a imigrante venezuelana, nômade, bonequeira, palhaça Miss Jujuba e viajante de bicicleta sociais. A venezuelana Julieta Hernández chegou ao Brasil em julho de 2016 e estava há quatro anos viajando de bicicleta. Ela pedalava de volta ao país de origem quando foi morta. Sua última comunicação foi no dia 23/12/2023, na cidade de Presidente Figueiredo, no Amazonas. A próxima parada seria em Rorainópolis, Roraima, mas a artista não chegou ao local.
A Guilda Cacilda Composições Artísticas é grupo permanente de investigações, criações e intervenções artísticas e culturais, apresenta, desde abril de 2018, cursos formativos em artes e público em geral. Nasceu com o proposito de estabelecer uma pratica artística contínua, na e com a cidade de Itabuna-Ba e região. Tem a missao de promover condições de trabalho e expressões a artistas e agentes culturais como elemento central para o fomento a artes, cultura, criatividade, desenvolvimento humano, ético e social. Acolhendo a diversidade de trabalhadores de cultura e arte em convívio criativo, democrático e cooperativo para o crescimento profissional em soluções nos campos educacionais, institucionais, promoção de saúde e de espetáculos.