1° reunião do setorial de Artes Cênicas de Itabuna teve como pautas PNAB e eleição da mesa diretora do CMPCI
Na terça-feira, 15 de abril de 2025, aconteceu o Encontro Setorial de Artes Cênicas de Itabuna no Centro de Cultura Adonias Filho, na sala Zélia Lessa, iniciado às 18 horas e 15 minutos.
A reunião teve como pauta a Politica Nacional Aldir Blanc e a eleição para nova mesa diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna.
Estiveram presentes na reunião Camila Camuso, Davidson Brito, Elaine Belavista, Gabriel Xavier, Hans Muller e Leila Oliveira.
Camila Camuso, representante titular do setorial, iniciou a reunião apontando às últimas atualizações da Política Nacional Aldir Blanc anunciadas pelo Ministério da Cultura por meio da portaria 200/2025 que estabeleceu novas regras ao mecanismo a partir do segundo ciclo.
"As adesões para solicitação dos recursos do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc, tem início nesta terça-feira (15) e vão até 26 de maio. Para tanto, os entes federativos precisarão elaborar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov. O documento deve detalhar metas, cronogramas e atividades culturais previstas.
Um dos principais destaques do segundo ciclo é a exigência de que municípios, estados e DF comprovem a execução de pelo menos 60% dos recursos recebidos na etapa anterior e destinem verbas próprias à cultura para ter acesso aos novos repasses".
Atualizações PNAB
Hans Muller, representante suplente do setorial, falou sobre seu questionamento, quando esteve presente na câmara de vereadores no dia 08 de março de 2025 em audiência pública em que fez uma cobrança direta na fiscalização dos recursos da PNAB do primeiro ciclo que já estão em conta do município desde 2023 e ainda não foram lançados os editais para o acesso dos fazedores de cultura. Hans, fez um apelo aos presentes sobre a importância da mobilização do setor cultural para de fazer presente na próxima reunião, no dia 28 de abril, em que o Presidente da FICC, responderá as questões apresentadas à Câmara.
Na ocasião, também foi discutido o formato das reuniões da setorial para o ano de 2025, sendo escolhido, por unanimidade, a ocorrência de uma (1) reunião a cada mês, alternando o formato do encontro, sendo presencial em um mês, e virtual no mês seguinte, e assim, sucessivamente.
Elaine BelaVista, atriz e fazedora de cultura do município, sugeriu ações de mobilização para uma maior adesão dos pares nas reuniões e debates.
Diante disso, foi sugerido e aprovado pelo pleno que as reuniões presenciais serão articuladas com grupos de teatro, academias de dança e espaços que dialoguem com o setorial.
Sobre o tópico das eleições, foram repassadas para a Setorial o que ficou decidido na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna de que no dia 22 de abril, na próxima reunião ordinária do conselho serão apresentadas os ou as respresentantes para concorrer a nova eleição da messa diretora do CMPCI.
Foram tirados como encaminhamentos:
- Realização de reuniões mensais alternadas, sendo uma virtual e uma presencial;
- As reuniões presenciais deverão ser articuladas com grupos de teatro e dança do município, sendo realizadas em seus espaços;
- Mobilização para para irmos à Câmara de Vereadores na reunião pública com presidente da FICC no dia 28.04 para discutirmos sobre a implementação da PNAB.