Frágeis Sussurros de um Paraíso Precário novo espetáculo de dança-teatro da Guilda Cacilda Composições Artísticas
Com estreia marcada para 20 de outubro, às 17 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, Frágeis Sussurros de um Paraíso Precário é um espetáculo original criado a partir de investigações sobre temas da contemporaneidade: uma sociedade apressada e consumista, conectada ao mundo virtual, porém desconectada do seu contexto, comunidade e história.
A dança-teatro, apesar de uma história que já passa dos cem anos, ainda não é muito comum nos palcos. Esta forma de encenação híbrida, que associa livremente tradições e repertórios da dança e do teatro, possibilitou a constituição de um elenco diverso, com bailarinos, bailarinas, atores e atrizes, da região de Itabuna.
A encenação, que se estendeu por seis meses, foi conduzida pelo diretor Nieto Corassari, professor de artes da UFSB, e teve como princípio um processo de oficinas de improvisação e colaboração criativa que possibilitou a criação coreográfica, dando forma a uma linha dramaturgia estruturada. Este percurso, então, tornou-se um espaço de investigação estética, escuta, reflexão, e abertura para possibilidades de experimentação do corpo no espaço.
Os laboratórios de investigação de movimento e improvisação levam para a cena resultados do tema gerador que envolveu a montagem, nos termos de Conexão-Desconexão-Reconexão, compreendendo a desconexão como alheamento de si e do outro em diferentes níveis e expressões, atualmente bastante marcada pelo uso intensivo de telas, enquanto conexões e reconexões são possibilidades sempre disponíveis para a sintonia consigo mesmo, com o outro e com o espaço.
Quanto ao tema do espetáculo a inspiração partiu de pesquisas acerca da vertiginosa aceleração atual, que parece impactar os mais diversos âmbitos de nossas vidas, como deslocamento, trabalho, relações sociais, família e vida afetiva. A peça explora esteticamente possibilidades deste cenário atual com um acento mais absurdo e caótico, mas também mais sensível e humano. Quais caminhos escolheremos?
Frágeis Sussurros de um Paraíso Precário
🗓️ 20 de outubro às 17:00h
📌Centro de Cultura Adonias Filho
🎟️🎫Ingressos físicos disponíveis com o elenco e produção @guildacacildaoficial e @frageisespetaculo
•ingressos digitais através do sympla
https://www.sympla.com.br/frageis-sussurros-de-um-paraiso-precario__2631859
📍20 reais - meia entrada
📍40 reais - inteira
Realização:
A Guilda Cacilda Composições Artísticas é grupo permanente de investigações, criações e intervenções artísticas e culturais, apresenta, desde abril de 2018, cursos formativos em artes e público em geral. Nasceu com o proposito de estabelecer uma pratica artística contínua, na e com a cidade de Itabuna-Ba e região. Tem a missao de promover condições de trabalho e expressões a artistas e agentes culturais como elemento central para o fomento a artes, cultura, criatividade, desenvolvimento humano, ético e social. Acolhendo a diversidade de trabalhadores de cultura e arte em convívio criativo, democrático e cooperativo para o crescimento profissional em soluções nos campos educacionais, institucionais, promoção de saúde e de espetáculos.
Ficha Técnica
Elenco e Criação Coreográfica: Amanda Santos, Analu Sena, Camilla Nobre, Catriane Sousa, Claudio Oliveira, Fernanda Oliveira, Hans Muller, Júlia Gabriele, Júlia Rabelo, Maria Lima, Yuri Pires
Concepção e Encenação: Nieto Corassari
Música Inédita: Mither Amorim e Gabi Ferreira
Cenário, Figurino e Maquiagem: Vinícius Teiole
Construção do Figurino: Ateliê Ladorea
Design de Iluminação: Thierry Brito
Comunicação e Redes Sociais: Fernanda Oliveira
Equipe De Produção: Camilla Nobre, Claudio Oliveira, Júlia Rabelo, Nieto Corassari, Sofia Cunha, Yuri Pires
*Esse projeto foi contemplado pel Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo) Itabuna.