No dia 26 de agosto de 2023, em Itabuna, o Pub e Estúdio O Bardo receberá a primeira edição da festa de música eletrônica BLACKTRONIC.
O evento surge com objetivo de aproximar o público da região Litoral Sul da Bahia a uma cena de artistas locais, sobretudo DJs que pesquisam o cenário underground/independente contemporâneo de música digital e produzem suas próprias músicas, remixes, edits etc mas, especialmente, comandam a pista mixando ao vivo. A festa tem uma proposta audiovisual e viaja pelo universo de referências produzidas pelas cenas de música eletrônica diretamente influenciadas pela Diáspora Jamaicana, surgidas e/ou desenvolvidas no submundo, fora do controle da indústria cultural, em comunidades majoritariamente negras da periferia global.
A idealizadora da festa, Nahraujo ressalta que “a música jamaicana, na verdade, a ampla cultura dos sistemas de som (Sound Systems) é a grande mãe da música contemporânea e isso já é um consenso no meio musical. Os elementos da Cultura Sound System influenciaram profundamente o surgimento do Hip Hop nos Estados Unidos, pelas mãos e mentes da ‘geração Windrush’ se enraizaram na Inglaterra, fundindo-se com House e Techno, gêneros de origem norte americana da recém nascida ‘música eletrônica’ para formar outros gêneros como o Jungle e o Drum and Bass, o Grime e o Garage.
Os desenvolvimentos tecnológicos ingleses, elaborados nos estúdios da BBC de Londres e a instiga dos alemães em utilizar a programação computacional na música são alicerces do surgimento da música eletrônica mas, sem dúvidas, foi a sensibilidade artística e a inovação de pessoas negras em diáspora que elevou o nível da coisa e que segue renovando a música como um todo, a exemplo da cena do Funk, que tem se espalhado pelo mundo. A música contemporânea é música negra! Já dizia o maestro Letieres Leite.”
Neste sentido, a BLACK TRONIC afirma e celebra o protagonismo das pessoas negras nos estágios do desenvolvimento da música eletrônica. Em sua primeira edição, o trio de artistas residentes e idealizadores, DJ Nahraujo, d_niel e Method VJ, se apresentarão ao lados dos DJs convidados F_Rock, Reneudz e Kjá Dubz. Além do cuidado na construção da line up, respeitando os critérios de curadoria apresentados, a produção também tem extremo rigor quanto à entrega precisa das frequências reproduzidas pelos DJs. Por isso, nesta edição de estreia, a festa contará com 4 conjuntos de subgraves e caixas de médios/agudos, garantindo uma experiência Clubbing, de imersão sonora e visual, permitindo que os DJs explorem, com liberdade, suas referências, habilidades de mixagem e storytelling, para criar diferentes atmosferas conduzindo a energia da pista.
A parte visual ficará por conta do artista da imagem digital, Method_AV. Atuando em sincronia com os DJs, Method será responsável por produzir uma sensação sinestésica no público, se valendo da sua pesquisa de imagens, mixadas em seu VJ Set, e da manipulação da iluminação em tempo real. A qualidade de entrega sonora, a performance afiada dos DJs e a construção de uma estética visual própria são os alicerces da Festa Black Tronic.
O evento é uma realização do selo de música digital underground BRAÇALISMO, com apoio do coletivo de produção cultural Praça Produções Culturais.
O que? Festa de música eletrônica BLACKTRONIC.
Quando? Sábado, 26 de agosto de 2023.
Onde? O Bardo (Rua B, nº 30, São Caetano. Itabuna-Ba).
Quanto? 20 reais antecipado e 30 na porta.
Como comprar? Instagram do @bracalismo.
Line Up: @nahrauj0, @d_nieldub, @kjart.dub, @f_rock, @reneudz_js, @method_av